
Alunos do Ensino Fundamental e infantil realizam atividades á educação ambiental em Louveira
Categoria: Cotidiano / Cidades
Cidade: Louveira




Alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil das escolas municipais de Louveira desenvolveram, durante a última semana, diversas atividades baseadas no Projeto Gota D’água, do Consócio PCJ.
A ação faz parte do 17º Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental (EMESA), que este ano desafiou os alunos a elencarem as Metas da Agenda 2030, com o objetivo de intensificar as ações de Educação Ambiental no município.
Dentro da atividades propostas, as crianças desenvolveram atividades pedagógicas, estimulando ações para a construção do chamado “Futuro que queremos”.
Os alunos do Ensino Fundamental também puderam contar com o enriquecimento e parceria dos Programas da Secretaria de Gestão Ambiental, por meio de aulas nas salas virtuais da plataforma LouveiraEduca.
Agenda 2030
A Secretaria de Educação ressalta que, de acordo com a Agenda 2030, é preciso ter sempre em mente os seguintes objetivos: erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras, garantir também a dignidade e igualdade, vidas prósperas e plena em harmonia com a natureza, proteger os recursos naturais, o clima de nosso planeta para as gerações futuras, promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas.
Projeto Gota D’água
O Projeto Gota d’Água foi criado em 2015 visando aumentar a abrangência das atividades do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, permitindo assim que os projetos desenvolvidos pelo público não formal (com atuação fora do ambiente escolar) pudessem ser reconhecidos e incentivados. O Projeto Semana da Água, criado em 1994 pelo Consórcio PCJ para o público formal, continua sendo aplicado em alguns municípios, e hoje faz parte das atividades desenvolvidas no âmbito do Gota d'Água.
O Projeto tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental voltadas à gestão da água, envolvendo o público formal (escolas) e o não-formal (comunidade).
Conteúdo
A importância da água para todos os seres vivos é o tems que tem sido abordado nas aulas dos alunos dos 4° anos do Ensino Fundamental, desde o início do ano letivo.
Inicialmente, as escolas abordaram a importância desse recurso, visto que há um dia especialmente marcado como Dia da Água.
Além dos conteúdos do material didático, houve destaques para a Década do Oceano (2021- 2030), que tem como objetivo conscientizar a população global sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares.
Ainda durante o EMESA 2021, os alunos aprenderam, por vídeos e explicações durante as aulas remotas, o que é saneamento básico, a importância para o homem e a relação a água potável.
Os alunos também conheceram a importância dos mananciais e tiveram seu primeiro contato com o Projeto Tabarana, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Ambiental.
Fonte
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Valinhos: GCM encontrou um feto de um menino abandonado,neste domingo 12 próximo a (ETE) Capuava. VINHEDO: Após tumulto no último dia (22 ) e má ordem no carnaval GCM acaba com rolezinho na Praça Santana VINHEDO: Restaurante Pururuca’s, que é um sucesso na cidade há seis anos, recebe cerca de 36 mil clientes por mês anuncia NOVIDADE! VINHEDO : Prefeitura disponibiliza diversos serviços online para população Louveira: CONCURSO PÚBLICO 04/2020 – Edital de Convocação de Abertura de Inscrição 58ª FESTA DA UVA DE VINHEDO TEM INÍCIO EM MARÇO E CONTA COM ALGUNS GRANDES SHOWS: MAIARA E MARAÍSA, THIAGUINHO E DJ DENIS Vinhedo: A 58ª Festa da Uva de 2020, teve seu primeiro pregão no mês de dezembro, porém, na ocasião, não compareceram empresas interessadas e sofre alterações no evento Vinhedo: Após termino de briga na noite deste domingo (31) na Vila Junqueira, homem dá dois disparos em direção a uma residência com uma arma de fogo dizendo que ali seria seu suposto alvo VINHEDO: Após alguns casos de Coronavírus munícipes tem grande procura no álcool gel Vinhedo: Dos cinco casos confirmados da Covid-19, 3 já estão recuperadosNewsletter
Inscreva-se agora