
EMPRESTIMO CONSIGNADO: DESCONTO NA APOSENTADORIA NÃO CONTRATADO PODE GERAR DIREITO A INDENIZAÇÃO
Categoria: Cotidiano / Cidades
Cidade: Vinhedo




Quase que diariamente, recebo no escritório, reclamações de consumidores que recebem cobranças de produtos ou serviços que não tenham contratado. No entanto, recentemente, tem se destacado uma prática fraudulenta, com um público muito específico: os aposentados e pensionistas do INSS.
Trata-se de um golpe, em que o aposentado recebe determinada quantia em sua conta, relativa a um empréstimo consignado, feito em seu nome, que, posteriormente, é descontado mensalmente de seu benefício do INSS.
Na grande maioria das situações, infelizmente, as agências bancárias se abstêm da responsabilidade, quando procuradas para solução amigável da questão, sem oferecer qualquer garantia segura à vítima, obrigando esses consumidores a ingressarem com ação judicial.
É importante que se saiba, que, já existe tese firmada pelo Superior Tribunal de Justiça, no sentido de que sempre que os empréstimos consignados forem concedidos, de forma fraudulenta, por instituições financeiras distintas daquelas responsáveis pelo pagamento dos benefícios previdenciários, a responsabilidade do INSS, é subsidiária, ou seja, ele também responde pelos danos. No entanto, caso o empréstimo tenha sido feito no mesmo banco em que o segurado recebe o pagamento do benefício previdenciário, o INSS não terá responsabilidade.
Em qualquer uma das situações, comprovado que o empréstimo não foi contratado pelo segurado ou pensionista, este tem o direito de receber o valor descontado indevidamente, em dobro, a chamada repetição do indébito, prevista no artigo 42 do Código do Consumidor.
Além disso, a ação fraudulenta é ainda passível de recebimento de indenização por danos morais, por todo transtorno sofrido.
Importante mencionar que, a fim de inibir a ocorrência da fraude, como forma preventiva, o segurado pode procurar a Previdência Social, pelo telefone 135, e solicitar o bloqueio para empréstimos em seu benefício.
Fato é, que, muitas vezes, o segurado não percebe o dinheiro depositado em sua conta, tampouco o desconto em seu benefício, dando margem para este tipo de ação criminosa. Por isso, é sempre importante ficar atento aos extratos mensais, e conferir se os valores estão de acordo com o esperado.
Por: Beatriz Gallo Villaça – OAB/SP 408.947
Beatrizvillaca.adv@gmail.com
Fonte
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Valinhos: GCM encontrou um feto de um menino abandonado,neste domingo 12 próximo a (ETE) Capuava. VINHEDO: Após tumulto no último dia (22 ) e má ordem no carnaval GCM acaba com rolezinho na Praça Santana VINHEDO: Restaurante Pururuca’s, que é um sucesso na cidade há seis anos, recebe cerca de 36 mil clientes por mês anuncia NOVIDADE! VINHEDO : Prefeitura disponibiliza diversos serviços online para população Louveira: CONCURSO PÚBLICO 04/2020 – Edital de Convocação de Abertura de Inscrição 58ª FESTA DA UVA DE VINHEDO TEM INÍCIO EM MARÇO E CONTA COM ALGUNS GRANDES SHOWS: MAIARA E MARAÍSA, THIAGUINHO E DJ DENIS Vinhedo: A 58ª Festa da Uva de 2020, teve seu primeiro pregão no mês de dezembro, porém, na ocasião, não compareceram empresas interessadas e sofre alterações no evento Vinhedo: Após termino de briga na noite deste domingo (31) na Vila Junqueira, homem dá dois disparos em direção a uma residência com uma arma de fogo dizendo que ali seria seu suposto alvo VINHEDO: Após alguns casos de Coronavírus munícipes tem grande procura no álcool gel Vinhedo: Dos cinco casos confirmados da Covid-19, 3 já estão recuperadosNewsletter
Inscreva-se agora