Publicidade
111-contato-rs-i8.png
LOUVEIRA: Cidade comemora mais um aniversário com desenvolvimento e qualidade de vida no dia 21 de março

LOUVEIRA: Cidade comemora mais um aniversário com desenvolvimento e qualidade de vida no dia 21 de março


Criado: 20 Março 2020 | Atualizado: 20 Março 2020

Categoria: Cotidiano / Cidades

Cidade: LOUVEIRA

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Confira alguns depoimentos de moradores da cidade

Louveira completa mais um ano de história no dia 21 de março com muitas conquistas em novas obras, educação, saúde, esporte, geração de emprego e renda e cuidado com seus moradores.
Com toda essa dedicação, Louveira conquistou o 1.º lugar por dois anos consecutivos no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que mede a qualidade de serviços públicos de todas as cidades do país.
Qualidade de vida
A Secretaria de Saúde é composta por seis Unidades Básicas de Saúde localizadas nos bairros Burck, Vista Alegre, Santo Antônio, 21 de março, Monterrey e Centro.
Em 2019, foram realizados 194.041 atendimentos agendados e 18.721 pessoas utilizaram o transporte para exames e consultas em outro município.
São disponibilizados 16 grupos de apoio à saúde com diversos temas como acompanhamento para parar de fumar, saúde do homem, gestantes, obesidade e planejamento familiar.
Carolina Fillipi Polozzi tem 69 anos é nascida em Louveira e mora no bairro 21 de Março. Ela conta da ótima experiência com o serviço de Saúde de Louveira. “A Saúde é muito boa no geral. Os grupos são maravilhosos, participo do Bem Viver no qual estou ganhando autoconfiança. Sou muito bem atendida e temos que reconhecer que somos abençoados pela Saúde que temos na nossa cidade”.
Para aprimorar continuamente, a UBS Antônio Carlos dos Santos (PAS) estará localizada a partir do dia 21 de março em um novo prédio. Inaugurado em 1982 como Posto de Atendimento Sanitário (PAS), foi a primeira unidade de saúde do bairro Santo Antônio.
A estrutura do prédio é composta por 10 consultórios, com estruturas para acessibilidade, recepção pós-consulta, sala de enfermagem, pré consulta e acolhimento, sala de vacina, farmácia, almoxarifado, sala de medicação, curativo, inalação, sala de grupos, brinquedoteca e sala da coordenação.
Grandes obras em andamento
Uma das obras mais esperadas da cidade já foi iniciada: o Parque da Cidade de Louveira, que tem como objetivo trazer espaço de lazer para a população. Nesta primeira fase da obra, receberá o fechamento de sua área com gradil, construção de muros de contenção para evitar erosão nos dois lagos e no rio Capivari, construção da cabine de energia, estacionamento e calçadas externas.
A moradora Renata Silveira Carvalho nasceu em Louveira e diz que “a iniciativa do Parque da Cidade vai favorecer muitos os moradores, valorização do local e também para as crianças fazerem atividade física e lazer”.



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano também trabalha por uma melhor mobilidade para os moradores e realiza melhorias na Rua Atílio Biscuola e Manoel Antonio Chiquetto, com objetivo de melhorar o fluxo e interligação das principais vias e bairros da região que farão parte do futuro Anel Viário. O projeto conta 5 novas passagens de viaduto e túnel, cerca para proteção de passagem de animais e compensação do verde de plantio de mudas.
Saneamento



A Secretaria Municipal de Água e Esgoto vem trabalhando para garantir o abastecimento de água tratada e redes de esgoto em toda a cidade por meio de modernas e novas estruturas como a construção da represa, estação elevatória, setorização e novos reservatórios e estações de tratamento de água e de esgoto.
• Nova represa
A nova represa tem uma barragem de 200m de extensão por 7m de altura, que tem capacidade de cerca de 600 milhões de litros de água, ou seja, um aumento de 16 vezes, garantindo segurança hídrica para população em períodos de estiagem.
• Estação Elevatória
Responsável por bombear água para toda a cidade. O novo sistema é composto por 12 moto-bombas capazes de distribuir 395 litros por segundo, que representa um aumento 3 vezes da capacidade de bombeamento de água limpa e tratada para os reservatórios.
• Setorização
As obras de setorização garantem melhorias para reduzir perdas de água nas tubulações e alcançar maior eficiência dos serviços de abastecimento e distribuição.
• Reservatório
As novas caixas de água distribuídas nos bairros conseguem armazenar 11.5 milhões de litros de água, suficientes para atender a demanda futura, de acordo com as projeções de crescimento da cidade.
• Estação de Tratamento de Água (ETA)
Com capacidade para tratar 200 litros de água por segundo, quantidade estimada para o uso de 70 mil habitantes, a ETA possui estruturas modernas e totalmente informatizadas, que possibilita um tratamento mais preciso e, consequentemente, água de melhor qualidade para todos.
• Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)
Desde 2013, o nível de tratamento de esgoto teve um salto de 0 para mais de 89% e continua crescendo através de novas redes coletoras e novos equipamentos na ETE.
Educação e Cultura
Desde 2013, a Prefeitura de Louveira vem fazendo a diferença na educação, com a construção de três novas escolas garantindo criação e adequação de espaços apropriados, além do aumento na oferta de vagas.
A Escola do Cavalli é a maior do município e conta com uma área de 7.925,15 m² que oferece 29 salas de aula, 24 banheiros, 2 quadras, refeitório, auditório, brinquedoteca, playground, laboratórios de informática e ciências, salão de jogos e sistema de cisternas para reaproveitamento de água da chuva em um terreno de 13.910,5 m².



A qualidade do ensino também é assegurada no material didático que é o mesmo utilizado nos melhores colégios particulares, ônibus gratuitos, bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, kit uniforme completo de verão e inverno e merenda atendendo aproximadamente 10 mil alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino com cardápio elaborado por Nutricionista RT (responsável técnico). A Cozinha Piloto é responsável por fazer todas as refeições e os alunos com restrição alimentares recebem cardápio diferenciado.
Bruna França Gazio, é mãe dos meninos Raphael Arthur Gazio, 9 anos, e Matheus Felipe Gazio, 8 anos, que estudam na EMEF Odilon Leite Ferraz. “A primeiríssima infância de Louveira para mim sempre foi o melhor projeto da educação da cidade! A qualidade do material didático da Buriti, o acolhimento dos professores e de todos os funcionários da escola. Meus filhos têm restrição alimentar e sempre comeram diferente dos outros e durante todo esse tempo só tenho que agradecer por cuidar tão bem dos meus meninos”, elogia.
Com objetivo de despertar valores pessoais e culturais, a Secretaria Municipal de Cultura e Eventos oferece Oficinas Culturais em 14 modalidades como violão popular, violão clássico, bordado e crochê, dança de salão, cordas (violino e violoncelo), viola caipira, teatro, corte e costura, canto e coral, desenho artístico, pintura em tela, pintura em tecido, ballet clássico e jazz e street dance.
A moradora Danielle Mauricio de Araújo de 25 anos faz ballet e jazz, canto coral, desenho, teatro e street dance. "Gosto da oportunidade de ocupar a mente e conhecer pessoas. Se não tivesse gratuito eu não teria como pagar pra fazer tais atividades". Ela completa contando como é o trabalho dos professores e como as aulas são desenvolvidas. "As aulas são ótimas, os professores são atenciosos e super dedicados para com os alunos, sempre com desafios para que possamos nos superar. Tenho uma admiração grande por todos os professores", afirma.



Habitação



Chaves entregues da casa própria e sonhos realizados. É assim que a Fundação Municipal de Habitação (FumHab) desenvolve projetos de moradia popular que já beneficiaram muitas famílias.
Com total de 10 moradias no conjunto residencial Parque dos Estados, 191 casas no Residencial Mirante Santo Antônio, 178 apartamentos em parceria com o CDHU, 212 apartamentos em parceria com o setor privado e 200 casas no Popular VI.
Os 178 apartamentos do já estão em andamento e o projeto prevê residências com 2 dormitórios, estacionamento, playground e quadra poliesportiva.
Além disso, valorização do imóvel, tranquilidade e segurança são os benefícios já entregues para cerca de 900 famílias pela Regularização Fundiária, que também proporciona infraestrutura para o entorno como pavimentação, transporte coletivo e redes de energia elétrica, esgoto e água.
Promif e preservação ambiental
“Os benefícios do Promif ajudam no complemento do orçamento, preenchem alguns investimentos necessários para praticar uma agricultura sustentável. Consegui investir em um caminhão, telas de proteção, galpão e novos plantios. Os agricultores são soldados incansáveis da batalha e o Promif é, sem dúvidas, uma ferramenta que veio para apoiar os soldados que estão no fronte”.
É assim que o agricultor Orisvaldo de Jesus, do bairro Santo Antonio, descreve como o Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura (Promif) vem fazendo a diferença em Louveira. Criado em 2013, o Promif é um programa inovador que tem o objetivo de preservar a produção familiar de frutas e evitar o êxodo rural. O programa garante um subsídio de R$ 5 mil anuais por hectare produtivo. Cerca de 160 propriedades já estão inscritas e recebem o benefício para manter e expandir a fruticultura, preservando a tradição e o trabalho no campo.
Como responsável pela preservação que garante qualidade de vida para os moradores, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental colaborou na elaboração do Plano Diretor, que proíbe o corte de árvores nativas, determina locais para novas empresas se instalarem, garantindo a tranquilidade em áreas residenciais, além de possibilitar que grandes empresas se instalem em locais apropriados, gerando mais empregos e renda para os moradores. O Plano Diretor de Louveira reservou 58% da área da cidade como área de preservação ambiental.



A Gestão Ambiental é modelo para as cidades vizinhas com fiscalização e licenciamento de atividades que geram impacto ambiental e vem sendo reconhecida por suas iniciativas ambientais como o IPTU Verde, Município VerdeAzul, Coleta Seletiva em todo o território, Selo Verde para incentivar ações ambientais nas empresas e plantio de árvores.

Desenvolvimento e emprego
Louveira tem criado ferramentas para o desenvolvimento da economia local por meio de cursos de aperfeiçoamento no Núcleo de Capacitação (NUCCA), Sebrae Aqui Louveira e Serviço de Atendimento ao Trabalhador (SAT), que é um facilitador na divulgação das empresas que oferecem vagas e os trabalhadores a procura de emprego.
O NUCCA já formou mais de 2.500 alunos desde 2013, como cabeleireiro, design de sobrancelha, manicure e pedicure, jardinagem, vendas, auxiliar de operações de logística entre outros.



Preservação do patrimônio



Aproximação da cultura local com o morador e turista, conservação da memória e identidade de cidade são características da Estação Ferroviária e Subestação de Louveira.
Após o restauro, a Estação Ferroviária está preparada para receber visitantes, eventos, apresentações musicais, a Feira Solidária, loja de artesanato e o museu contando sua história.
Com o objetivo de preservar a memória ferroviária, também acontece o restauro da Subestação e do Jardim Inglês, disponibilizando um lugar cheio de cultura e lazer para os louveirenses. O lugar conta com o Ateliê Municipal com diversos projetos, quatro salas para desenvolvimento de projetos, workshops, fermentaria e almoxarifado.
Pensando no resgate da cultura, a Prefeitura de
Louveira voltou com eventos populares como o Carnaval e o Desfile de 7 de Setembro.
Cartão Cidadão
Agendar e cancelar consultas médicas, realizar inscrição no programa de bolsas de estudo nos ensinos técnicos e universitários, solicitar transporte para as escolas, cadastro das crianças na escola, escolinhas esportivas, oficinas culturais e entrada gratuita nas festas da cidade. Esses são um dos benefícios do Cartão Cidadão de Louveira para os seus moradores.
Com o aplicativo do cartão também é possível agendar e cancelar consultas, indicar locais que estejam com falta de água, focos de dengue, problemas de iluminação pública, solicitar limpeza nas ruas, fazer empréstimo e renovação de livros e denúncias para Guarda Municipal.
A moradora do bairro Jardim Niero, Cleide Aparecida Braga Zanon, conta como o Cartão Cidadão tem beneficiado o dia a dia da sua família. “A iniciativa é muito boa, pois facilita quando precisamos de uma consulta ou pegar remédios, não necessitamos apresentar documentos. Também podemos participar de atividades no esporte, cultura etc. Como ele comprova que somos moradores de Louveira, temos mais privilégios, como gratuidade em eventos, como a Festa da Uva”, afirma.



Além do acesso rápido aos serviços da cidade, o Cartão também funciona como uma ferramenta de gestão e contribui para contabilizar atendimentos médicos e cadastros das crianças nas escolas.
Segurança
Novas viaturas, cursos de direção defensiva e utilização de armas de fogo, 88 câmeras para monitoramento de alta resolução e novo aplicativo da Guarda Municipal (GM)). É assim que a Prefeitura de Louveira vem garantindo segurança para os seus moradores.
Esse ano já foram entregues 5 novos veículos SUV, smartphones para todas as viaturas para registro automático de comunicação de ocorrência e 30 novas pistolas 380 para a Guarda Municipal.
Para garantir mais segurança aos seus moradores, a Guarda Municipal em parceria com o Cartão Cidadão, criaram uma nova função de solicitação e denúncia através do aplicativo do cartão. Além disso, a GM garante um aplicativo próprio para facilitar a acionar a base das viaturas e câmera de monitoramento.



Incentivo ao esporte
"A gente só tem que agradecer, não só eu, mas acho que posso falar pela população de Louveira, pois o benefício é muito grande em todas as áreas. No esporte, a infraestrutura que a prefeitura está fazendo é excelente. Eu tenho problema de desgaste na lombar e o ortopedista solicitou alguma atividade física que sofresse pouco impacto e a hidroginástica está sendo maravilhosa para mim, pois minhas dores diminuíram muito e eu não tenho nada o que reclamar só agradecer a iniciativa da prefeitura e os excelentes professores" - Alberto Fernando Zanon, aluno de hidroginástica.
"Acho que é de fundamental importância a iniciativa do Poder Público em estimular a saúde e o bem estar da população. As aulas tem sido muito bem ministradas pela professora que está sempre preocupada que a prática seja confortável e efetiva para todos. Quanto aos benefícios a saúde, esses são inúmeros. A prática de yoga consiste na união do corpo, mente e espírito." aluna de yoga Luciana Calarezi.
"A iniciativa da prefeitura é de extrema importância para a saúde e lazer de qualquer ser humano, além disso, a iniciativa traz a oportunidade de jovens conhecerem seus talentos e buscar uma carreira profissional relacionado ao esporte, assim como eu busco até hoje, o meu sonho é jogar basquete profissional e o basquete é um esporte muito difícil aqui no país e nem todos tem essa oportunidade como os cidadãos de Louveira. As aulas trouxeram pra mim uma saúde melhor, um bem estar melhor, além disso, o esporte tira um pouco do seu stress do dia a dia" - Bruno Müller Bigueto, aluno de basquete.
"Eu acho uma ótima iniciativa as aula de taekwondo. Faço há 2 anos e para mim foi a melhor coisa. Eu luto junto com o meu filho, Gabriel de 7 anos e ele foi campeão brasileiro de taekwondo sem contar que ele melhorou muito da renite e sinusite que ele tinha." Cristina de Oliveira e Silva, aluna de taekwondo junto com o seu filho Gabriel Silva dos Santos.
É assim que o esporte vem se destacando em Louveira e formando grandes atletas entre as 17 modalidades que são oferecidas gratuitamente.
Área e Lazer do Trabalhador José Finamore, Jardim Esmeralda, Clube Nova Estrela, Centro Comunitário do Vassoural, CEIL Santo Antonio, Salão de Ginástica Artística, Associação no Monterrey, Odilon Municipal, Estádio Municipal, Centro de Excelência em Artes Marciais (CEAM), Clube Bandeirantes, são os espaços que toda semana recebem 5.000 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos para realizarem as atividades.



Assistência Social
Promover programas, serviços e projetos de atendimento aos cidadãos e famílias, garantindo seus direitos sociais básicos é o objetivo da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A Economia Solidária é responsável pela feira que acontece toda 2.ª terça-feira do mês e no 3.º sábado na Estação Ferroviária com a venda de chocolates, pães, laços de cabelo artesanais, biscoitos natalinos e muito mais.
A partir dessa semana o Núcleo de Assistência Social (NAS) passa a ser na Casa Mazzali, oferecendo ações complementares ao trabalho social com famílias do Centro de Referencia de Assistencia Social (CRAS) e Centro de Referencia Especial da Assistência Social (CREAS). O NAS também capacita seus profissionais com cursos sobre trabalho social com as famílias.
Além disso, Louveira também se preocupa em promover vivência, interação e convívio com os idosos, e o Centro de Convivência do Idoso (CCI), realiza diversas atividades como artesanato, alfabetização, teatro, coral, coreografia, palestras, rodas de conversas, torneios entre outras atividades.
Vicentina Pedroso Frezza, 64 anos, moradora do bairro Monterrey e participante do CCI conta que apresentou leve quadro de depressão e seu médico indicou o CCI para ajudar no processo de interação e convívio em grupo. “O cuidado, carinho, a convivência atenção que recebemos é muito bom. É excelente, a melhor coisa que fizeram pelos idosos, participo de algumas atividades em grupo quando consigo, saio de lá renovada. Hoje sou outra pessoa. A terceira idade é a minha segunda família. Só tenho a agradecer”, afirma.

Fonte
Divulgação/Assessoria de Imprensa/LOUVEIRA

Avaliação

Deixe sua avaliação
LOUVEIRA: Cidade comemora mais um aniversário com desenvolvimento e qualidade de vida no dia 21 de março
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Ver todos os artigos


Newsletter

Inscreva-se agora


Compartilhar

Política de Cookies

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Política de Cookies