
Vinhedo: Hidrômetros serão trocados para reduzir perda de água na rede
Categoria: Cotidiano / Cidades
Cidade: vinhedo




A Prefeitura de Vinhedo está iniciando um amplo projeto de redução de perda de água tratada, o que vai contribuir para melhorar a qualidade do abastecimento em toda a cidade. A Sanebavi está iniciando até o fim do mês a troca de aproximadamente 1 mil hidrômetros e outros 4 mil serão substituídos ao longo dos próximos meses.
“Já fizemos a aquisição dos primeiros mil hidrômetros para essa primeira fase e os próximos serão adquiridos para que possamos modernizar a medição de consumo em toda a cidade”, explicou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.
Segundo Spina, o sistema de medição de abastecimento em Vinhedo é antigo, não recebeu manutenção adequada em anos passados e precisa ser renovado para reduzir a perda de água tratada.
“O planejamento hídrico, a segurança hídrica são requisitos fundamentais para o desenvolvimento e a qualidade de vida. Não há desenvolvimento sem sustentabilidade. Nossa proposta é preparar hoje a Vinhedo do futuro com boas práticas de gestão, protegendo nosso maior patrimônio, que são os recursos naturais”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.
Spina explicou que todo o sistema de controle e medição de consumo de água tem falhas. “Por isso chegamos a registrar pouco mais de 30% de perda de água tratada na cidade, quando o tolerável é 25%. Estamos modernizando o sistema para reduzirmos esse número, ampliando a oferta de água tratada e reduzindo prejuízos com o desperdício”, disse.
Também no projeto de redução de perda, a Sanebavi vai substituir os cerca de 20 macromedidores distribuídos em diferentes regiões da cidade. Esses equipamentos têm a função de verificar se o consumo de água daquela região está dentro do padrão para identificar vazamentos, ligações clandestinas e desperdício.
“Hoje metade desses macromedidores está sem funcionar e a outra metade funciona mal. A substituição também é importante para redução de perda de água tratada”, explicou o superintendente da Sanebavi.
O projeto inclui ainda a revisão das cerca de 40 válvulas de medição de pressão da rede de distribuição de água. Essas válvulas controlam a pressão da água para evitar rompimentos de canos e vazamento. “Vamos verificar a situação de cada uma delas e fazer a substituição quando necessário”, comentou Spina.
A perda de água tratada hoje em Vinhedo é de 30% em média em todo o sistema, o que inclui equipamentos de medição obsoletos e ligações clandestinas. Desse total, 10% se refere a perdas físicas, que ocorrem quando há vazamentos. O objetivo da Sanebavi é reduzir as perdas físicas a 5% e também diminuir as perdas que ocorrem em todo o sistema.
Fonte
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Valinhos: GCM encontrou um feto de um menino abandonado,neste domingo 12 próximo a (ETE) Capuava. VINHEDO: Após tumulto no último dia (22 ) e má ordem no carnaval GCM acaba com rolezinho na Praça Santana VINHEDO: Restaurante Pururuca’s, que é um sucesso na cidade há seis anos, recebe cerca de 36 mil clientes por mês anuncia NOVIDADE! VINHEDO : Prefeitura disponibiliza diversos serviços online para população Louveira: CONCURSO PÚBLICO 04/2020 – Edital de Convocação de Abertura de Inscrição 58ª FESTA DA UVA DE VINHEDO TEM INÍCIO EM MARÇO E CONTA COM ALGUNS GRANDES SHOWS: MAIARA E MARAÍSA, THIAGUINHO E DJ DENIS Vinhedo: A 58ª Festa da Uva de 2020, teve seu primeiro pregão no mês de dezembro, porém, na ocasião, não compareceram empresas interessadas e sofre alterações no evento Vinhedo: Após termino de briga na noite deste domingo (31) na Vila Junqueira, homem dá dois disparos em direção a uma residência com uma arma de fogo dizendo que ali seria seu suposto alvo VINHEDO: Após alguns casos de Coronavírus munícipes tem grande procura no álcool gel Vinhedo: Dos cinco casos confirmados da Covid-19, 3 já estão recuperadosNewsletter
Inscreva-se agora