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Vinhedo: Prefeitura prorroga até 30 de abril prazo para solicitar Cartão Cidadão emergencial

Vinhedo: Prefeitura prorroga até 30 de abril prazo para solicitar Cartão Cidadão emergencial


Criado: 30 Março 2021 | Atualizado: 30 Março 2021

Categoria: Saúde / Beleza

Cidade: vinhedo

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Diante da grande procura dos moradores, a Prefeitura de Vinhedo prorrogou para até o dia 30 de abril o prazo para o cadastramento, solicitação de nova senha ou solicitação emergencial do Cartão Cidadão. O cartão será exigido no agendamento online da vacina contra o coronavírus a partir de abril e quem tem 50 anos ou mais deve solicitar o documento. A prorrogação do prazo garante mais comodidade aos moradores.

A solicitação do Cartão Cidadão emergencial por moradores com 50 anos ou mais para agendamento de vacina deve ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Vinhedo até o fim de abril. O agendamento para a vacinação será online a partir do próximo mês.

Neste momento, o cartão emergencial destina-se a moradores com 50 anos ou mais porque os mais jovens poderão retirar seu Cartão Cidadão diretamente na Central SIM, mais próximo de sua data de vacinação, com a retomada do atendimento presencial. Caso a retomada não ocorra, novas medidas serão adotadas.

Por medida de prevenção ao coronavírus, idosos não precisam se deslocar até a UBS para solicitar o cartão emergencial. Os filhos podem levar os documentos e solicitar o serviço. É importante que as cópias dos documentos originais estejam nítidas e de acordo com o Decreto Cidadão.

Quem não tiver o Cartão Cidadão não conseguirá realizar o agendamento online da vacina, poderá enfrentar fila e maior tempo de espera para ser vacinado, mas será vacinado normalmente se estiver dentro dos grupos determinados pelo governo estadual, conforme a disponibilidade de doses.

O agendamento online vai melhorar a qualidade do atendimento ao morador e agilizar os processos. A medida ainda contribui para facilitar o acesso dos vinhedenses a informações referentes à pandemia.

Para realizar o agendamento online é necessário que o morador já tenha o Cartão Cidadão ou providencie um Cartão Cidadão emergencial. Com senha e o login, que serão cadastrados, o morador poderá verificar em tempo real a quantidade de vacinas disponíveis para cada faixa etária ou grupo, locais, dias e horários, e poderá agendar a vacina de acordo com sua disponibilidade.

A Secretaria de Saúde está trabalhando para disponibilizar em breve ainda mais inovação ampliando a oferta de serviços de saúde online, incluindo carteira de vacinação, agendamento e cancelamento de consultas, resultados de exames e possibilidade de checar posição em lista de espera de consultas e exames, quer poderão ser acessados com o Cartão Cidadão.

Cartão Cidadão Emergencial

O Cartão Emergencial para a Secretaria de Saúde destina-se para casos identificados pelas chefias das UBSs como urgência médica ou para moradores que nunca tiveram o Cartão Cidadão e precisam criar usuário e senha de acesso ao Portal Cidadão para agendamento das vacinas contra a covid.

Para os demais casos, o morador deve aguardar a reabertura do atendimento presencial na Central SIM, que está realizando exclusivamente atendimento remoto durante a pandemia.

Moradores que já possuem Cartão Cidadão vão precisar de usuário e senha de acesso ao Portal Cidadão, e para isso devem entrar em contato com a Central SIM pelo telefone 3886 3486, das 8h às 17h, ou pelo e-mail senha.portalcidadao@vinhedo.sp.gov.br.

Solicitação

O morador deve cumprir as exigências dos documentos, de acordo com o Decreto nº 47, de 14 de março de 2014. A visita à residência para comprovar endereço está suspensa na fase emergencial do Plano São Paulo de combate à covid.

O Cartão Cidadão emergencial terá validade provisória de 30 dias, podendo ser prorrogada pelo período das ações emergenciais contra o coronavírus.

O cadastro é feito no site da Prefeitura, www.vinhedo.sp.gov.br, que preparou tutoriais para facilitar o acesso.

Cadastro no Portal Cidadão: https://cutt.ly/LxYkt7p.

O tutorial é destinado aos moradores que possuem o Cartão Cidadão, já realizaram o cadastro, mas não se recordam do login nem da senha.

Reiniciar senha no Portal Cidadão: https://cutt.ly/YxYkn5v.

Os moradores que ainda não possuem o Cartão Cidadão devem comparecer pessoalmente a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com documentos pessoais (RG e comprovante de endereço) para fazer o cartão emergencial, uma vez que o atendimento presencial na Central SIM está suspenso.

Fonte
Assessoria de Imprensa Vinhedo

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